Novo Ensino médio…Velhos Problemas! (Parte 2)

Resultado de imagem para novo ensino médio

O ensino médio vem passando por mudanças faz um bom tempo. As conversas sobre alterações curriculares, métodos e práticas pedagógicas, bem como a própria estrutura escolar não são novidade no meio educacional.

Todo professor teve que estudar Didática, Organização da Educação Brasileira (como era chamada na minha graduação), em que os documentos oficiais, legislação e estrutura eram estudados e debatidos.

Os órgãos gestores também fazem debates interno e externos, e muitas vezes somos convidados a participar das consultas públicas e reuniões em que decisões irão afetar diretamente a nossa profissão. Eis aqui o ponto que queria debater: a participação da categoria nesses momentos, como por exemplo o caso da Base Nacional Comum Curricular!

Já ouvi muita opinião resistiva à BNCC da parte de colegas, e em alguns casos, disseram que ela estava sendo “empurrada guela abaixo”. Mas os dados acima discordam disso. Ela é antiga e vem sendo debatida por especialistas há bastante tempo.

  • A constituição de 88 prevê, em seu artigo 210, a a criação de uma base nacional;
  • a LDB de 96 também o faz no seu artigo 26;
  • as Diretrizes Curriculares Nacionais reforça, em seu artigo 14, uma Base Nacional Comum Curricular para toda a educação básica;
  • em 2014, O Plano Nacional da Educação estabelece a BNCC como estratégia para se alcançarem as metas 1,2,3 e 7.
  • em 2015, ocorre um Seminário Internacional sobre a BNCC, em Brasília; sendo publicada no mesmo ano a 1ª versão do documento.
  • em Março de 2016 temos o fim da 1ª consulta e em maio do mesmo ano, o início da 2ª consulta pública, após contribuições da 1ª consulta;
  • em abril de 2017, a terceira versão (pós consulta da maio/2016) é entregue ao Conselho Nacional de Educação, com respeito à Educação Infantil e Fundamental. O texto do Ensino Médio ainda passa por consulta pública.
  • em Agosto de 2017 é lançado o Guia de Implementação da BNCC.

Não discordo que interesses políticos estão por trás da implementação da Base do jeito que está sendo, mas ela é uma realidade e temos que entendê-la bem para usá-la bem, a nosso favor! Mas para isso, insisto, é preciso ler analisar o texto. A pergunta é, você já leu? Analisou, refletiu, comparou, pesquisou, contribuiu, etc. ?

Essa é uma questão a se pensar, enquanto professor. Se compararmos nossa profissão com a de um médico ou um engenheiro (não com relação a salário), nós vemos que o médico está sempre se atualizando com relação aos novos tratamentos e medicamentos disponíveis, e o tratamento que era utilizado a 30 anos atrás hoje é totalmente obsoleto; no caso o engenheiro, os materiais utilizados na construção civil, há 30 anos atrás, não mudavam de um ano para outro, enquanto que hoje, a todo instante novos materiais e técnicas são desenvolvidas e para não ser obsoleto, ele se atualiza. Já nós, professores, apresentamos uma resistência às mudanças… estamos tentando replicar modelos de escola dos anos 20 ou 30; não damos valor aos teóricos da nossa profissão (pergunta pra algum professor o que ele acha de Paulo Freire…) e entortamos a cara quando o coordenador entra na sala dos professores e cita algum deles; expulsamos o aluno da sala se ele estiver com um celular na mão e por aí vai…

Um amigo me perguntou, anos atrás, sobre o que eu pensava sobre o Novo Ensino Médio, se eu achava que poderia dar certo. Respondi com sinceridade que o que mais dificultaria o Novo Ensino Médio seria a nossa capacidade de se envolver nas mudanças de forma a permitir o avanço. Tomara que eu quebre a cara…

 

Anúncios

Posted on 23 de Novembro de 2018, in educação. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: