Volta às aulas, e a normalidade…

Volta às aulas, à normalidade da vida (ou anormalidade!), aos problemas de aprendizagem, à falta de interesse dos alunos, aos pais estressados, etc… Acho que muitos pensam assim no começo de ano, ao menos falam assim. Talvez seja uma daquelas maneiras esquisitas de dizer “É, vai começar tuuuuudo de novo. Vamos encarar, fazer o quê, se ninguém mais vai?“.

Normalmente nesse período que precede a volta às aulas eu sentia saudades da escola, de dar aula, dos colegas e demais coisas, mas confesso que esse ano foi diferente (com certeza eu aguentaria mais duas semanas de férias, kkkkk). Não senti saudade de nada, ao contrário, quis permanecer longe de tudo isso. Já estava me cansando antes mesmo de começar as aulas, e se continuasse assim com certeza eu terminaria o ano com um atestado de depressão. Mas o que mudou?

Não muita coisa! Provavelmente os mesmos problemas estarão aí! Acho que talvez até novos problemas (tirando TDAH que descobriram que era uma mentira, UHUUUUULLLLLLLL!!!!!!!!). Contudo, após uma manhã de capacitação que tive ontem, como normalmente as escolas fazem antes de voltar as aulas, as coisas mudaram um pouco de figura. Percebi que eu estava me deixando dominar pelo vírus da Inércia Profissional, o qual minha professora Maria Inês Ribas nos advertiu quando estávamos na graduação. Não sei se existe uma vacina eficaz, mas eu comecei o tratamento com leitura de artigos e livros que possam me reconduzir ao caminho de um ensino mais eficaz (vou para de falar EDUCAÇÃO, em outro post eu explico).

Não sei se funcionará para você, meu querido colega professor, mas é bom ver, através da experiência de outros, que a sala de aula não é um fardo individual. Se deixe inspirar e se deixe viver a experiência de ensinar e aprender, e contribua para a educação. Assuma o que é de sua responsabilidade e delegue as sobressalentes a quem de direito. Como diz aquela música “cada um no seu quadrado“!

Anúncios

Posted on 23 de Janeiro de 2014, in educação and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: